BI - Business Intelligence

Nossa solução de Business Intelligence a partir de nosso ERP permite o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

Com amplos recursos de drill down/drill up, visões sumarizadas, detalhamento das informações de sua empresa, nossa solução de BI permite a análise da situação atual e auxilia no suporte a decisão. Permite também a visualização por diferentes tipos de gráfico, exportação dos dados para Excel, etc.



Nossa arquitetura e tecnologia transformam dados não normatizados em informações significativas e úteis. Nosso BI pode lidar com grandes quantidades de informações para ajudar a identificar e desenvolver novas oportunidades. Fazendo uso destas informações é possível a implementação de uma estratégia eficaz a fim de proporcionar uma vantagem competitiva de imediato no mercado e proporcionar uma estabilidade a longo prazo.

A Tecnologia de BI fornece históricos, visões atuais e perspectivas das operações de negócios. Estas Funções permitem o processamento analítico on-line, análise, mineração de dados, processamento de eventos complexos, apoio para gestão de desempenho empresarial e análise preditiva.


Objetivo


O objetivo da implantação de um BI é proporcionar um melhor apoio a tomada de decisões. Assim, um sistema de BI pode ser chamado de um sistema de apoio à decisão (SAD). O termo Business Intelligence é muitas vezes um sinônimo de inteligência competitiva (porque ambos apoio à decisão de fazer), sendo assim o BI utiliza tecnologias, processos e aplicações para analisar dados internos da empresa, e os dados estruturados e processos de negócios, enquanto a inteligência competitiva reúne, analisa e dissemina informações com foco sobre os concorrentes da empresa.

Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Sendo assim, BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão. Há uma forte tendência de que os produtos que compõem o sistema de BI de uma empresa passem, isoladamente, a prover funções extras que auxiliem na tomada de decisões. Por exemplo, todos os sistemas que funcionam numa perspectiva de organização da informação. Sendo assim temos: o ERP Gcom como provedor das informações para um modelo efetivo de BI.

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Histórico


Em um artigo de 1958, Hans Peter Luhn um pesquisador da IBM usou pela primeira vez o termo business intelligence. Ele deu a seguinte deifinição para Business Intelligence: A capaciade de aprender as interrelações dos fatos presentes como meio de orientar as ações para um objetivo desejado.

Business Intelligence como é conhecido hoje, é um meio de suporte para decisões que teve início nos anos 60 e se desenvolveu em meados dos anos 80. No final dos anos 80 inicia-se o embasamento do BI em um modelo assistido por computadro para planejamento e tomada de decisão, com ênfase em data warehouses, ERP, OLAP.

Em 1989, Howard Dresner (Analista do Gartner Group) propôs o modelo de Business intelligence como método para melhorar as decisções de negócio fazendo-o por meio de sistemas de apoio baseado em dados de sistemas de computador, mas somente no final dos anos 90 este comceito foi difundido.

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BI e Data Warehousing


Muitas vezes, as aplicações de BI utilizar os dados recolhidos a partir de um data warehouse. No entanto nem todo BI é feito a partir de uma estrutura de data warehouse.

To distinguish between the concepts of business intelligence and data warehouses, Forrester Research often defines business intelligence in one of two ways:

Using a broad definition: "Business Intelligence is a set of methodologies, processes, architectures, and technologies that transform raw data into meaningful and useful information used to enable more effective strategic, tactical, and operational insights and decision-making." When using this definition, business intelligence also includes technologies such as data integration, data quality, data warehousing, master data management, text and content analytics, and many others that the market sometimes lumps into theInformation Management segment. Therefore, Forrester refers to data preparation and data usage as two separate, but closely linked segments of the business intelligence architectural stack.

Forrester defines the latter, narrower business intelligence market as, "...referring to just the top layers of the BI architectural stack such as reporting, analytics and dashboards."

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Aplicações em uma Empresa


Business intelligence can be applied to the following business purposes, in order to drive business value.
  • Measurement - program that creates a hierarchy of performance metrics (see also Metrics Reference Model) and benchmarkingthat informs business leaders about progress towards business goals (business process management).

  • Analytics - program that builds quantitative processes for a business to arrive at optimal decisions and to perform business knowledge discovery. Frequently involves: data mining, process mining, statistical analysis, predictive analytics, predictive modeling, business process modeling, complex event processing and prescriptive analytics.

  • Reporting/enterprise reporting - program that builds infrastructure for strategic reporting to serve the strategic management of a business, not operational reporting. Frequently involves data visualization, executive information system and OLAP.

  • Collaboration/collaboration platform - program that gets different areas (both inside and outside the business) to work together through data sharing and electronic data interchange.

  • Knowledge management - program to make the company data driven through strategies and practices to identify, create, represent, distribute, and enable adoption of insights and experiences that are true business knowledge. Knowledge management leads to learning management and regulatory compliance.

Complementando o que vimos acima, Business Intelligence também pode prover uma abordagem pro-ativa, como funções de alerta ao usuário final. Pode haver diferentes tipos de alerta, por exemplo se alguns valores excedem um valor pré estabelecido. Um alterta também pode ser enviado a um usuário também. Este processo requere um gerenciamento dos dados, que deve ser executado por quem detem o domínio da informação.

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